24 de fevereiro de 2015

Postagem Branca - 18 com carinha de 68

Eu estou me sentindo a pior pessoa do planeta. 

Tô com aquela sensação engasgada de que tenho que falar alguma coisa. E quando nada sai, vem a vontade de chorar por qualquer coisa. Outro dia chorei vendo um comercial do Mc Donald's. Chorei de ciúmes ao ver fãs comentando as fotos do meu ídolo teen e galã. E segurei o choro na frente do meu namorado na webcam, enquanto ele me contava sobre seu primeiro dia de faculdade.

O que acontece é difícil de explicar, mas posso tentar. Sei que muitas pessoas se sentem como eu. Como se tivesse uma rolha entalada na garganta. Sabe aquela sensação de entupimento? É assim com os meus sentimentos.

Tô sufocada, pronto.

Mas não especificamente por algo ou alguém, talvez esse sufocamento venha desde muito antes. Tá difícil me tornar adulta. E toda vez que vejo alguém tentando desabafar sobre isso, os adultos mandam-na parar de frescura e só seguir a vida. E sei que vão fazer isso comigo também. 

Enfim, é verdade. Quando você se torna adulto, mas não de idade, eu digo realmente adulto, quando sua maturidade atinge o nível que deveria atingir e você entende o que deve fazer da sua vida e como seguir com ela sem surtar, parece que um mecanismo de frieza é liberado no seu cérebro. Adultos que outrora nos entendiam, agora não entendem mais. Por quê? 

Eu não sei você que está lendo, mas eu paro constantemente para pensar em como me sinto pressionada por tudo. E incentivos tipo "Vai, você consegue!" não ajudam nem um pouco. Incentivar um desmotivado desse jeito é a mesma coisa que tentar ensinar uma planta a andar. Ela sabe que não consegue, você sabe que ela não consegue, e mesmo assim fala que sim só pela boa educação que te deram. Nada de errado com isso, claro. Educação é ótimo. 

Mas mentir por educação é algo tão sufocante.

A sociedade tá uma merda. Pronto, falei. Recentemente, um estudo mostrou que fazer maratonas de séries e filmes constantemente pode ser um índice comprovatório de depressão. Todas as pessoas que eu conheço fazem isso pelo menos duas vezes por semana. Eu faço isso o tempo inteiro! Hoje em dia, mais de 70% dos adolescentes e jovens adultos possuem níveis leves ou graves de depressão e suas derivações. Coisas simples como arrumar o quarto podem se tornar tóxicas.

É disso que eu estou falando. De coisas banais se tornando tóxicas. Porque tudo tem se tornado meio tóxico, meio venenoso. Tudo tem feito mal. Você, por exemplo, conhece alguém feliz? Mas tipo, alguém realmente feliz, que sorri só pelo prazer de sorrir? E pessoas felizes tem problemas. Todo mundo tem problemas. Isso é completamente normal, é comum, é humano. E elas são felizes porque não se deixam abalar pelos problemas, porque seguem em frente, porque são incentivadas de uma forma que não entendo ainda. Conheci alguém assim uma vez.

E mesmo assim, descobri recentemente que essa pessoa era assim só por fachada. Tem coisa mais horrível do que felicidade teatral? 

O que eu estou sentindo não pode ser explicado com palavras, mas a verdade é que eu preciso de um vazio. Mesmo. Preciso encontrar algum lugar vazio e branco, calmo o suficiente para eu ficar em paz de novo. Morar em uma cidade grande e ter muitas obrigações - ao menos mais do que eu sempre tivera -, está me deixando meio louca. E isso é um problema, considerando o fato de que tenho apenas fucking 18 anos. Eu não deveria estar tão estressada e tão preocupada assim. Eu deveria estar apenas estudando, saindo com os meus amigos e levando broncas da minha mãe por insistir em deixar meu quarto bagunçado. Ao invés disso, estou me preocupando com coisas que ainda não deveriam ser minha obrigação.

Ser maduro é bom. Ser maduro antes da hora pode te fazer virar um velho de 60 com carinha de 18. E isso não é brincadeira. Não são "já" 18 anos, mas sim "ainda" 18 anos. Se já somos assim com 18, imagine com 68? 

E por falar em quarto bagunçado, eu nunca tive a oportunidade de firmar as palavras, mas é algo que sempre digo a mim mesma e que no fundo, todo mundo também já sabe. Quando seu quarto está bagunçado, significa que sua mente também está bagunçada. Não adianta dizer que prefere a bagunça porque se acha melhor assim. É mentira. Você (e eu) preferimos a bagunça porque é o estado em que nosso cérebro se encontra, e, portanto, fica tudo mais fácil assim. Ou então dar aquela desculpa da falta de tempo. Arrumar o quarto não leva mais do que cinco minutos. Pelo menos a organização. Você e eu sabemos disso.

Então, minha mãe, se você estiver lendo isso, ou então qualquer outra mãe do mundo, por favor, tente entender primeiro o que está acontecendo com a cabeça do seu filho. O quarto desarrumado é só um reflexo do que a pessoa está passando. Mas, se ele optar por não responder, como eu faria, tente entender. Sei que é difícil pedir isso a um adulto, que deve ter passado pelas mesmas coisas algum dia. Não espere que seu filho vá te contar todos os problemas e que vocês vão ter uma conversa muito civilizada. Porque não é assim que vai acontecer, e falo por mim mesma. Ao invés de questionar e brigar, eu preferiria um abraço.

Não é tirar as obrigações da pessoa, nada disso. É justamente dar um pouco de espaço para ela se adaptar às obrigações. Já parou para pensar quão esquisito é se tornar adulto? 

Eu sei que não estou falando só por mim ou por alguém em específico. É por um todo. Por todos os meus amigos que se sentem doentes, por todas as vezes que chorei sem motivo, por todas as pessoas que eu vejo que estão tristes. Aliás, não é choro de tristeza, não, viu? É de um tipo comum de desespero, chamado "medo de ser insuficiente". 99% dos adolescentes e jovens adultos sofrem desse medo e eventualmente chegam a chorar ou a surtar, todos da sua própria maneira. E não foi nenhum estudo que disse isso, não. Fui eu.

Leve à sério.
Não é um desabafo qualquer.
É um pedido desesperado de alguém que está sufocando e precisa imediatamente de ar.

3 comentários:

  1. A idade adulta chega e junto com ela vem as responsabilidades e escolhas de um começo de vida, eu sei e muito o quanto soa difícil toda essa coisa de "crescer" e tal... mas acredite uma hora tudo se encaixa!

    Beijocas www.meudivaporcalsousa.com

    ResponderExcluir
  2. Pode acreditar ficar maduro é um processo lento e doloroso, eu sei o que estou falando.
    Tudo na vida adulta é complicado, contas, deveres, cobranças etc. Mas crescer é um processo fisiológico a medida que os anos passam vc cresce, mas amadurecer já não é tão fácil assim eu comparo como um rio que nasce apenas como um fio de água e a medida que ele avança vai ficando forte e poderoso, e com uma correnteza que arrasta tudo.
    Amadurecer é um processo que leva a vida toda, e as vezes aquele abraço que deveria trazer conforto só nos trás angústia quando o que, na verdade, estamos procurando é nos esconder pra evitar que a experiência chegue. Esta vontade de chorar nos acompanha a vida toda porque amadurecer é pura aprendizagem e aprender não é estático é dinâmico, dia a dia ele.acontece.
    Se tornar adulto não é só assumir responsabilidades é olhar pra vida e querer participar dela efetivamente, então o simples.fato de arrumar o quarto sem levar bronca é um sinal de que este tal amadurecimento está seguindo seu curso norma.
    Como já disse se tornar adulto dói , é sofrido mas passa e só temos que escolher se vai doer mais ou menos , e tomar qualquer um destes caminhos também faz parte da aprendizagem de ser adulto.
    Fica tranquila que está fase ruim passa mas temos que querer que ela passe.
    Da sua Segunda mãe.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu sinto muito por você pensar assim, Ani. Queria poder te abraçar, li o texto meio tarde. Queria poder dizer mais coisas, mas seria clichê e banal. Espero que as coisas melhorem, gosto muito de você.
    Boas vibrações

    ResponderExcluir