28 de dezembro de 2014

Iron Man Noir



Olá! Olá! Estamos aqui mais uma vez, e peço desculpas pelo atraso. Mas como todos têm vida social (assim eu espero), penso que irão me perdoar. Mas eu tenho certeza que irão, após terminarem de ler essa resenha.

Aviso: esse artigo pode conter alguns spoilers, mas não será revelado todo o enredo.


Como dito a uma leitora do blog, eu decidi buscar mais títulos Noir (nunca vou deixar de expressar meu amor por essa palavra), e adivinhem o que eu encontrei? Homem de Ferro Noir.


O playboy filantropo bilionário que voa em uma armadura de liga de Titânio e Ouro que é confundida com Ferro, nos anos 30? Mas como?

Sim. Esse mesmo. Essa minissérie Noir está me surpreendendo a cada história que leio. Pena que foram tão poucas. Nós já estamos cheios de reboots e criações “novas”, mas que são a mesma coisa sempre. As mesmas origens, os mesmos traumas. Então essa série é algo a ser lido.

Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que apesar de ser uma história dividida apenas em quatro edições, ela me fez prender o fôlego. Ação na medida certa, diálogos inteligentes e diretos. Uma história conhecida por todos, mas inovadora em muitos sentidos.

Mas é exatamente por essas características que Scott Snyder é conhecido. Com traços muito talentosos do Manuel Garcia, também desenhista de Dark Avengers: Ares, Scott conseguiu criar uma trama envolvente, e ainda adicionou uns personagens mais conhecidos, em versão Noir também. Vale lembrar que ele escreveu juntamente com Stephen King a tão amada HQ Vampiro Americano. E há pouco tempo também se tornou escritor exclusivo da DC, tendo encargo da nova versão dos heróis.

O enredo.

Creio que todos nós sabemos o período da crise pós-guerra. Países que ainda tentavam se reerguer, e logo em seguida a Grande Depressão, ou o Crash. Em meio a isso Tony Stark é um homem que herdou a fortuna do pai. Ele é um gênio aventureiro, estilo Indiana Jones. A história começa na selva branca das Honduras britânicas. Ele é acompanhado por seu fiel parceiro, Rhodes, Virgil Munsey, que escreve todas as aventuras do Stark e a Dra. Gialetta Nefaria. Amante de longa data do Tony Stark, e também sua assistente. Quem reconheceu o nome dela já pegou a referência. Tony tem na empresa, uma edição de revistas que contam as suas aventuras. Interessante de que diferente do que se aparenta, essas revistas não servem para que ele seja adorado pelo povo. Mais tarde Tony revela que só fazia aquilo para que as pessoas pudessem ter um momento de escape. Pois todos sofriam com a crise.

Eles estão à procura da misteriosa Máscara de Jade. Tony procurar incessantemente uma forma de curar o que ele tem no coração. Essa parte não foi explicada, não diz como ele adquiriu aquele peito de ferro.

Após passar por alguns enigmas e uma aventura árdua, ele finalmente consegue achar a máscara. O que ele não suspeitava é que Gialetta era aliada aos nazistas. Após ser atacado pelo Dr. Heinrich Zemo, também conhecido como Doutor Nazista da Morte, e barão Strucker, perde a máscara. Mas antes de conseguir fugir, consegue causar uma explosão. E Gialetta, que estava usando a máscara no momento, teve sua pele danificada, e seu rosto colado ao objeto de Jade. E aqui temos a criação da Madame Máscara.



Em substituição à morte do Virgil, vemos Pepper Pots. Que a partir de então o acompanhará em suas aventuras.

Depois de descobrir alguns documentos secretos que sua antiga amante possuía, Tony Stark parte em busca de uma lenda da cidade submersa perdida. Isso mesmo, Atlântida. Nesse meio tempo, ele pede ajuda a Namor, aqui, um marinheiro cheio de segredos.



A partir daí a trama fica mais intensa, os diálogos a todo momento, bem encaixados e diretos.

Alguns pontos que eu achei magnífico.

Eu me perguntei como Jarvis apareceria nessa história. Acostumados ao programa computadorizado do Tony Stark, esquecemos que ele era um ajudante fiel do Tony nas outras histórias. Encontramos um senhor bem apessoado, que cuida do Tony como se fosse um filho.


O coração do Tony Stark é ligado a uma bateria, dentro do seu próprio corpo. Jarvis é um encarregado de sempre recarregar o aparelho.

A armadura mecânica steampunk foi um projeto criado pelo seu pai, que foi um veterano de guerra. Mas Tony que o tirou do papel. Uma armadura semelhante àquela usada para escapar da caverna, mas bem mais produzida. O que faz essa história entrar na categoria Steampunk.




E um bônus: Sabe aquela cena do filme, onde Tony Stark e Rhodes estão vestindo armaduras, e metralhando tudo em volta? Então...




Espero realmente que tenham gostado! Críticas? Sugestões? Não deixem de opinar! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário