14 de novembro de 2014

DIY: Aprenda a fazer a Jarra dos Sonhos


Prometi que ontem teríamos o primeiro DIY do blog, mas acontece que não encontrei nenhum pote de vidro para fazê-lo. Esse tutorial é algo que queria muito fazer, principalmente para o ano que vem. Então eu pedi a ajuda para a minha avó e ela me arranjou um jarrinho que tinha sabonetes. Vó é vó, né? 

Esse tutorial é minha pequena contribuição para o Dia Mundial da Bondade, ontem, 13 de Novembro. Um dia que muitas pessoas consideram banal, mas que pode nos ensinar como devemos valorizar as pequenas coisas.

A Jarra dos Sonhos (também conhecida como Jarra de Memórias) pode ser usada de muitas formas, e não é algo só feminino, como pensam a maioria das pessoas. Tudo depende da forma como você fizer a sua. A minha ficou assim, e no tutorial abaixo, coloco passo a passo como fazê-la.




Primeiro você vai precisar de:

1 pote ou jarro de vidro. Pode ser de plástico também, mas eu acho o vidro muito mais bonito, sem contar que dá um toque mais sofisticado.

1 tesoura.

3 fitas de diferentes cores. Isso também pode variar. Como eu quis fazer uma pequena trança, preferi usar três fitas, mas você pode usar uma grande, duas, ou até mais. Tudo depende de como você quer que fique, a imaginação não tem limites.


A primeira coisa que fiz foi cortar as fitas coloridas em um tamanho igual, para poder trançá-las. É importante que sejam grandes, então recomendo medir o tamanho em volta da jarra antes de cortar. Quando trançamos algo, ele tende a diminuir alguns centímetros, então recomendo cortar alguns dedos a mais do que o tamanho exato da jarra.


Depois, prendi as fitinhas com a tampa do próprio vidro para ficarem imobilizadas e eu poder trançar com tranquilidade. Não tem problema se você não souber fazer uma trança, basta enrolar as três fitas umas nas outras, que o efeito também fica muito legal. Você pode fazer o que quiser com as fitinhas, lembre-se de que a decoração será do jeito que você preferir.


Depois de fazer a trança, chegou a hora de pegar o resto do material:

1 tubo de cola quente e a pistola.

Algo para decorar seu jarro. Isso aqui é bem importante porque a decoração vai esconder os pontos de cola quente, para que o jarro não fique todo esquisito. Para o meu, escolhi botõezinhos roxos, mas você pode fazer com qualquer outra coisa.


Aqui, coloquei a trança em volta da parte do jarro onde eu queria que ela ficasse e colei o seu centro, deixando algumas coisinhas para fora. Você pode colar no meio e deixar as sobras dos lados para fazer um laço, pode colar exatamente onde a fita fica rente, sem deixar sobras... ou pode simplesmente cortar os dois lados e não deixar nada para fora. É algo livre.

O mais importante é esconder os pontos de cola quente, assim:



E é isso! A aparência da sua Jarra dos Sonhos está pronta. Então agora você precisa decidir o que fazer com ela, já que tem várias utilidades. Eu pesquisei algumas e vou listar aqui, já que todas são super legais e que funcionam. Você pode fazer mais de uma jarra, se quiser fazer todas as sugestões.


Sonhos: Acho que é uma das mais utilizadas. Você deve escrever em papeizinhos todos os sonhos e desejos que você tem e quer realizar para o ano que vem, sejam eles pequenos ou grandes. Então, deixe a jarra guardada e vá adicionando sonhos conforme o tempo passa. No último dia do ano, abra a jarra e verifique seus sonhos, e contabilize quantos deles você conseguiu realizar.

Memórias: Prepare a jarra no primeiro dia do ano, e comece a escrever em papeizinhos todas as coisas boas que vão te acontecendo durante o ano. Todas as memórias boas, todos os bons momentos, todas as felicidades. E também no fim do ano, abra a jarra e veja quantas coisas boas te aconteceram.

Lembranças: Bem parecida com a Jarra de Memórias, a diferença é que a de Lembranças não leva papéis, e sim pequenos objetos. Essa jarra precisa ser um pouquinho maior para poder caber tudo, mas também funciona. Tudo o que você precisa fazer é adicionar pequenas coisas que te lembrem os bons momentos que viveu naquele ano. Um papel de bala, um palito limpo de sorvete, um botão. No fim do ano, abra a jarra e tente se recordar de onde vieram esses objetos.

Existem muitas outras funções para a Jarra dos Sonhos, mas essas são as minhas preferidas. Serve para nos lembrar de como todas as pequenas coisas são importantes e como devemos valorizar nossos momentos. 

A minha já está pronta, e a sua? <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário